Documentos Orientadores

Regulamento Interno 2023

Este regulamento interno, aprovado em dezembro de 2023, define o regime de funcionamento do Agrupamento de Escolas de Cascais, a configuração específica dos órgãos de administração e gestão, as estruturas de orientação educativa e os serviços técnico-pedagógicos, bem como o conjunto de normas de convivência, regras de funcionamento e os direitos e deveres dos membros da comunidade.

Projeto Educativo

Reconhecemos no Projeto Educativo do Agrupamento (PEA) o instrumento de autonomia e de identidade de uma cultura escolar. Neste documento estão presentes as orientações teóricas e são definidas as estratégias educativas para a consecução das metas que se pretendem atingir.
A visão e as metas são delineadas a partir do contexto social e cultural específico deste
agrupamento e nelas se exprimem as crenças e expectativas da comunidade cascalense.

Projeto de Intervenção 2020/24

O Projeto de Intervenção apresenta a caracterização geral do Agrupamento, identifica os problemas, define a
missão, elenca as metas a cumprir, estabelece as grandes linhas de orientação da ação e explicita o plano
estratégico que a candidata se propõe desenvolver no seu mandato.

Projeto Curricular 2023/24

O Projeto Curricular do Agrupamento de Escolas de Cascais pretende consubstanciar a aplicação dos princípios orientadores em vigor nos preceitos legais publicados, tem como referência as orientações dominantes de
atuação pedagógica definidas no Projeto Educativo 2021-2024:
Áreas de Intervenção- Expressões Artísticas, Arte de Bem Falar, Matemática e Voluntariado.
Metas – melhorar o sucesso e a qualidade do sucesso, melhorar a qualidade do sistema educativo, da sua organização e dos seus níveis de eficiência e eficácia, enriquecer o currículo, incrementar a adequação tecnológica ao Plano de Transição Digital, reforçar o envolvimento e a participação dos
alunos nos processos de decisão que lhes dizem respeito e enriquecer as práticas pedagógicas,

PADDE 2023/24

O Plano de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE) é um instrumento estratégico que reúne informações sobre os meios tecnológicos existentes, o grau de competências digitais da comunidade educativa e identifica uma visão e ações estratégicas, orientadas para uma melhor gestão e aproveitamento dos recursos tecnológicos e digitais. Trata-se de um documento aberto, em atualização, quando necessário.

Plano de Transição Digital

O Plano de ação para a transição digital, aprovado em março de 2020 e publicado em Diário da República no dia 21 de abril (Resolução do Conselho de Ministros n.o 30/2020), assume-se como um instrumento de desenvolvimento do país, através da capacitação digital das pessoas, da transformação digital das empresas e da digitalização do Estado.

Em torno de três pilares – pessoas, empresas e Estado – organizam-se 57 medidas, das quais 12 são consideradas ‘iniciativas emblemáticas’. O Programa de digitalização para as escolas constitui a primeira dessas 12 medidas de prioridade máxima.

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