COMUNICADO N.º 11

Assunto: Regresso ao Regime Presencial dos 11.º e 12.º Anos de Escolaridade

Agradecemos a toda a comunidade escolar o esforço e dedicação que têm demonstrado nestes dois meses de Pandemia. Sem o profissionalismo de todos os assistentes técnicos e operacionais, o acompanhamento dos diretores de turma e dos professores titulares de turma aos respetivos alunos, a reinvenção das práticas letivas neste mundo virtual por parte de todos os docentes, o apoio informático do professor Jorge Fernandes, as iniciativas da Associação de Estudantes e o empenho dos nossos alunos, o bem estar que hoje vivemos neste Agrupamento e a qualidade dos serviço que prestamos não seriam possíveis. Acreditamos que este é o caminho.

O encerramento dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas em todo o país, com suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais, foi parte de um conjunto de medidas excecionais e temporárias relativas à situação epidemiológica da COVID-19 aprovadas pelo XXII Governo Constitucional através do Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março.

Contudo, com a evolução epidemiológica e a necessidade de assegurar a continuidade do ano letivo de 2019/2020 foi aprovado um conjunto de medidas que prevê a minimização da interrupção do ensino e que, ao mesmo tempo, reforça a prevenção da COVID-19 em ambiente escolar, para os 11.º e 12.º anos de escolaridade.

A Comissão Administrativa Provisória procurará implementar as medidas indicadas pela DGS e DGE, adequando-as ao contexto físico e aos recursos humanos da Escola Secundária de Cascais, na qual serão retomadas as aulas presenciais. Asseguraremos todos os procedimentos que mitiguem a possibilidade de contágio, de forma a garantir a segurança da comunidade educativa.

  1. Medidas de Prevenção do COVID-19
  • O Plano de Contingência reentrará em vigor no dia 18 de maio/2020.
  • Manteremos um elo de ligação com as Entidades da Saúde (Saúde Escolar e Unidades de Saúde Pública), as Autarquias, a Segurança Social e a Proteção Civil.
  • Seguiremos as orientações dadas pelas formações das Forças Armadas e da Câmara Municipal de Cascais.
  • Criaremos as condições sanitárias necessárias para a promoção das boas práticas de higiene, nomeadamente a higienização das mãos com água e sabão, e secagem com toalhetes de papel.
  • Garantiremos a existência de material e produtos de limpeza para os procedimentos adequados de desinfeção e limpeza da escola.
  • Garantiremos o cumprimento da obrigatoriedade de utilização de máscaras para acesso e permanência na escola, pelos funcionários docentes e não docentes e pelos alunos, de acordo com a legislação vigente.
  • Integrarão a equipa de educação para a saúde, os seguintes elementos: as docentes Lourdes Diogo e Natália Correia, a Coordenadora dos Assistentes Operacionais, Dolores Soares, a Coordenadora dos Assistentes Técnicos, Cristina Costa. Esta equipa estará em colaboração permanente com o centro de saúde.
  • Cada aluno ocupará uma secretária e procuraremos respeitar o distanciamento físico de 1,5/2m.
  • As portas e janelas das salas de aula estarão abertas, de forma a permitir a renovação do ar.
  • Cada turma deverá ocupar sempre a mesma sala de aula, a qual será higienizada e desinfetada após cada utilização (às 13h e às 17h).
  • As mesas e cadeiras dos professores serão higienizadas e desinfetadas após cada aula.
  • Os seguintes espaços, não necessários à atividade letiva, estarão encerrados: bar, biblioteca, ginásio, sala dos diretores de turma e refeitório, no caso de não haver reserva de refeições.
  • Serão colocados dispensadores com solução antisséptica de base alcoólica na entrada da escola e junto de cada sala de aula, de forma a acautelar a higienização das mãos à entrada e à saída dos recintos.
  • Não será autorizada a permanência à frente dos portões/gradeamento da escola.
  • Os alunos deverão abandonar o recinto da escola, logo após o término das aulas.
  • Desaconselhamos a troca de objetos pessoais (material escolar, garrafas, telemóveis, etc.) entre alunos e entre alunos e professores.
  • A entrada na escola deverá ser feita pelo portão grande da frente e a saída será pelo portão do estacionamento:

 

  1. Organização escolar
  • Os Serviços Administrativos manterão o seu funcionamento através dos meios digitais, sem atendimento ao público.
  • As aulas presenciais destinam-se a todos os alunos dos 11.º e 12.º anos, independentemente de virem a realizar os exames das respetivas disciplinas.
  • Os horários das aulas de Ensino à Distância dos restantes anos de escolaridade poderão sofrer adaptações.
  • Serão presenciais as aulas das seguintes disciplinas:

11.º ano

Curso Filos Inglês Fís. Química Bio. Geologia GDA Eco A Geo A Hist B Alemão Esp MACS HCA
Ciências e Tecnologias x x x x x
C. Socioeconómicas x x x x x
Línguas e Humanidades x x x x x
Artes x x x x

12.º ano

Curso Português Matemática História Desenho
Ciências e Tecnologias x x
C. Socioeconómicas x x
Línguas e Humanidades x x
Artes x x
  • Os alunos do ensino recorrente podem frequentar estas disciplinas, sempre que manifestem a intenção de eleger os exames finais nacionais como provas de ingresso para o ensino superior.
  • Os horários das turmas serão concentrados em dois turnos (das 10h às 13h e das 14h às 17h).
  • Cada turma terá o seu horário preferencialmente num dos turnos, de forma a evitar o contacto com as outras.
  • As turmas com um número de alunos superior a 16 serão divididas em dois grupos e as respetivas disciplinas terão a carga horária reduzida em 50%.
  • Não haverá intervalos. Os alunos permanecerão dentro da sala de aula; caso haja necessidade de sair, por razões justificáveis (ex. WC), deverão solicitar autorização ao professor.
  • Os alunos deverão ser sentados por ordem de pauta, em fila, um por mesa, a meio.
  • Integrarão o 1.º grupo todos os alunos com número de pauta entre o 1 e o 16; no 2.º grupo ficarão os restantes. No caso de permuta, deverão contactar previamente o diretor de turma.
  • Apresentamos na tabela a seguir a organização das aulas presenciais, de acordo com as Orientações emanadas da DGESTE:
TURMA DISCIPLINA PROFESSOR CARGA LETIVA GRUPOS TOTAL
A1 Filosofia Rui Baião 90 2 180m
Inglês Susana Duarte 90 2 180m
HCA Cristina Lopes 135 2 270m
GDA Miguel Vidal 270 1 270m
 
C1 Filosofia André Leonor 90 2 180m
Inglês Susana Duarte 90 2 180m
FQ Maria Machado 180 2 360m
BG Conceição Campos 180 2 360m
 
C2 Filosofia André Leonor 90 2 180m
Inglês Adelaide Silva 90 2 180m
FQ Sofia Pedro 180 2 360m
BG Conceição Campos 180 2 360m
 
C3 Filosofia André Leonor 90 2 180m
Inglês Susana Duarte 90 2 180m
FQ Maria Machado 180 2 360m
GDA Carla Martins 135 2 270m
 
E1 Filosofia Rui Baião 90 2 180m
Inglês Susana Duarte 90 2 180m
Economia A Lúcia Lopes 135 2 270m
Geografia A Joana Coelho 135 2 270m
 
E2 Filosofia Rui Baião 90 2 180m
Inglês Adelaide Silva 90 2 180m
Economia A Margarida Rufino 135 2 270m
História B Sónia Jaboville 135 2 270m

11.º ANO 

TURMA DISCIPLINA PROFESSOR CARGA LETIVA GRUPO(S) TOTAL
H1 Filosofia Rui Baião 90 2 180m
Inglês M João Castro 90 2 180m
Alemão Cláudia Pereira 270 1 270m
Espanhol Sandra Simões 270 1 270m
Geografia Joana Coelho 135 2 270m
 
H2 Filosofia Rui Baião 90 2 180m
Inglês M João Castro 90 2 180m
Alemão Cláudia Pereira 270 1 270m
Espanhol Anabela Morgado 270 1 270m
MACS Isabel Sequeira 135 2 270m
 
H3 Filosofia André Leonor 180 1 180
Inglês Susana Duarte 180 1 180
Alemão Adília Melo 270 1 270m
Geografia Joana Coelho 270 1 270m
 

12.º ano

TURMA DISCIPLINA PROFESSOR CARGA LETIVA GRUPO(S) TOTAL
A1 Português Augusta Zoio 225 1 225m
Desenho Miguel Vidal 270 1 270m
 
C1 Português Ana Peixoto 90 2 180m
Matemática M José Santos 135 2 270m
 
C2 Português Ana Peixoto 225 1 225m
Matemática M José Santos 270 1 270m
 
C3 Português Ana Peixoto 90 2 180m
Matemática Clara Lima 135 2 270m
 
E1 Português Ana Peixoto 90 2 180m
Matemática Clara Lima 135 2 270m
 
H1 Português Augusta Zoio 90 2 180m
História M João Olivença 135 2 270m
 
H2 Português Augusta Zoio 90 2 180m
História M João Olivença 135 2 270m
 

 

  • Caso os professores das disciplinas a funcionar em regime presencial pertençam atestadamente a um grupo de risco, deverão continuar com o Ensino à Distância.
  • A assiduidade dos alunos deverá ser comunicada ao diretor de turma.
  • Os alunos que não frequentem as aulas presenciais, por manifesta opção dos encarregados de educação, deverão entregar ao diretor de turma a respetiva declaração. A escola não fica obrigada à prestação de serviço remoto.
  • Se um aluno se encontrar atestadamente em grupo de risco, a escola facilitará o apoio remoto, à semelhança do que acontece em todos os casos de doença prolongada. Neste caso, o aluno/Encarregado de Educação deverá entregar ao diretor de turma a respetiva justificação.

Neste regresso parcial às aulas presenciais devem manter-se os esforços para conter a propagação do novo coronavírus. Neste sentido, reforça-se o apelo ao cumprimento das medidas de prevenção diária que deverão ser cumpridas por toda a comunidade educativa, dentro e fora do recinto escolar:

  1. Utilizar máscaras no interior da escola (dentro e fora da sala de aula, exceto nas situações em que a especificidade da função não o permita) e no percurso casa-escola-casa (especialmente quando utilizados transportes públicos);
  2. Evitar tocar na parte da frente da máscara;
  3. Ao entrar na escola, desinfetar as mãos com uma solução antisséptica de base alcoólica (SABA);
  4. Lavar frequentemente as mãos, com água e sabão, esfregando-as bem durante, pelo menos, 20 segundos;
  5. Reforçar a lavagem das mãos antes e após as aulas, antes e após o uso da casa de banho e sempre que estejam sujas;
  6. Usar lenços de papel (de utilização única) para assoar, deitá-los num caixote do lixo depois de utilizados e lavar as mãos, com água e sabão, de seguida;
  7. Tossir ou espirrar para a zona interior do braço, com o cotovelo fletido, e nunca para as mãos;
  8. Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca;
  9. Manter o distanciamento físico, dentro e fora do espaço escolar;
  10. Evitar tocar em bens comuns e em superfícies como corrimãos, maçanetas, interruptores, etc;

 

Muito obrigada.

 

 

Cascais, 12 de maio de 2020                                                                      A Presidente da CAP

Inês Muller

Share This