OP Jovem – 2.º ciclo Escola Básica de Cascais

O QUE É O ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM? É uma forma democrática de se decidir o que fazer com uma parte do orçamento municipal, participando com ideias de projetos para a escola e para a comunidade envolvente.

QUEM PODE PARTICIPAR? Só os alunos da escola podem participar. Para isso, vão realizar-se sessões abertas à participação de todos os alunos. Cada escola tem requisitos específicos e a informação estará disponível uns dias antes. Participem e tragam as vossas ideias!

COMO E QUEM PODE APRESENTAR PROPOSTAS? Todos os alunos das escolas, individualmente. Mas atenção! Cada aluno pode apresentar 1 proposta para a escola e 1 para a comunidade (nesta edição apenas as turmas OP Jovem irão apresentar ideias para a comunidade). Importante: Para que se possam apresentar propostas é necessário ir à sessão de participação. 

COMO FUNCIONAM AS SESSÕES DE PARTICIPAÇÃO? Os participantes são divididos por mesas com 5 participantes. Em cada mesa vai estar um membro da Equipa OP Jovem da escola como moderador que vai explicar o funcionamento da sessão. Na mesa onde o aluno ficar vai poder apresentar a sua proposta! Cada participante dispõe de dois votos para a proposta escolar. Só as mais votadas passam à fase seguinte!

QUE TIPO DE PROPOSTAS SE PODE APRESENTAR? Propostas para melhorar a escola | Têm de ser compatíveis com os projetos e planos escolares e municipais que já estão em curso. Têm de estar de acordo com o Regulamento Interno da Escola e com o Estatuto do Estudante. Não podem exceder os 10.000 euros. E a proposta que for apresentado terá de ser possível de executar até ao final do ano em curso.

A SESSÃO DE PARTICIPAÇÃO TERMINA… E DEPOIS O QUE ACONTECE? As propostas mais votadas seguem para análise técnica. As que forem viáveis passam para a fase seguinte, ou seja, todos os alunos da escola são convidados a votar no projeto escolar que gostarem mais. Os projetos para a escola que obtiverem mais votos serão os vencedores do OP Jovem 2024-2025. Os projetos para a comunidade  seguem para análise técnica do OP Cascais e, se for validado integra a lista de projetos para votação dos munícipes.

Scroll to Top