A Nossa História

A unidade orgânica, AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASCAIS, foi constituida a 28 de junho de 2012, dando cumprimento ao Despacho nº 5634-F/2012 de 26 de abril que confere enquadramento ao processo de consolidação da reorganização da rede escolar pública do MEC, permitindo o adequado planeamento da rede de agrupamentos na área de jurisdição da DRELVT.

O Agrupamento é constituído pelo JI Torre, EB1/JI Areia-Guincho, EB1 Aldeia de Juzo, EB1 Branquinho da Fonseca, Escola Básica de Cascais e Escola Secundária de Cascais.

A sede do Agrupamento, a Escola Secundária de Cascais, criada em Diário da República nº121, 1ª Série, Suplemento, de 26 de Maio de 1975, foi inaugurada a 16 de Janeiro de 1975. A Escola iniciou o seu funcionamento com o 1º ano do Curso Geral (19 turmas) em regime diurno e noturno e o 1º ano do curso Complementar (2 turmas). No ano letivo de 1976/77 funcionaram pela primeira vez os 7º e 8º anos unificados.

A atual escola, construída em 1973, está em fase de substituição devido à sua condição degradada. Uma nova escola está em construção, com previsão de abertura em 2025. Este novo edifício, com um investimento de 25,8 milhões de euros, contará com 44 salas de aula, um auditório, uma biblioteca e um pavilhão polidesportivo, e tem capacidade para 1.320 alunos. A construção está planeada para ocorrer em duas fases, para que as aulas possam continuar sem interrupções​.

O projeto da nova escola também inclui a revitalização de uma área de pinhal adjacente, que será transformada em uma zona verde, melhorando ainda mais o ambiente escolar para os alunos e a comunidade local​​.

Scroll to Top