AGRUPAMENTO
de ESCOLAS
de CASCAIS

Início
Agrupamento
Documentos
Organização Curricular
Serviço Técnico Pedagógico
Atividades
Contactos
Em Destaque
Projeto E.M.A. +
Exames/Matrículas +
Kiosk Agrupamento +
Legislação +
Bibliotecas Escolares +
Blogs +
Plataforma Moodle +
Conselho Geral +
Protocolos +
Impressos +

http://www.portugal.gov.pt/pt/ministerios/medu.aspx

Historial

As Escolas do Agrupamento

Constituição

 

A unidade orgânica, AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASCAIS, foi constituida a 28 de junho de 2012, dando cumprimento ao Despacho nº 5634-F/2012 de 26 de abril que confere enquadramento ao processo de consolidação da reorganização da rede escolar pública do MEC, permitindo o adequado planeamento da rede de agrupamentos na área de jurisdição da DRELVT.

 

A Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas de Cascais tomou posse a 3 de julho de 2012, pelas 16 horas, no Auditório dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa.

 

O Agrupamento e constitído pelo JI Birre 1, EB1/JI Areia-Guincho, EB1 Aldeia de Juzo, EB1/JI Branquinho da Fonseca, EB de Cascais e Escola Secundária de Cascais.

 

A sede do Agrupamento, a Escola Secundária de Cascais, criada em Diário da República nº121, 1ª Série, Suplemento, de 26 de Maio de 1975, foi inaugurada a 16 de Janeiro de 1975. A Escola iniciou o seu funcionamento com o 1º ano do Curso Geral (19 turmas) em regime diurno e noturno e o 1º ano do curso Complementar (2 turmas). No ano letivo de 1976/77 funcionaram pela primeira vez os 7º e 8º anos unificados.

 

Ainda na escola sede, no ano letivo de 1992/93, foi implementado o novo plano curricular no 7º ano, projeto curricular introduzido pelo DL nº286/89. Ainda naquele ano letivo foram postos à consideração de todos os professores da Escola dois cenários possíveis tendo os professores, maioritariamente, optado pelo cenário que apontava para o crescimento do ensino secundário o que levou à preparação ou mesmo formação de alguns professores nas novasáreas, como foi o caso da Informática. Foi igualmente organizado todo o processo de apetrechamento necesário às novas metodologias, recuperação de dois laboratórios e duas salas de desenho, preparação de duas salas para material informático e fixação das turmas às salas.

 

No ano letivo de 93/94 nao funcionavam já turmas do 7º ano e foram aplicados os planos curriculares a 12 turmas do 10º ano e cinco do 8º ano. Foi igualmente neste ano letivo que se generalizou o sistema de Unidades Capitalizáveis com a aplicação do Despacho nº331/93. A população escolar dos cursos Noturnos sofreu um acréscimo substancial tendo atingido os 1087 alunos inscritos.

 

No ano letivo de 1995/96 a Escola fica apenas com Ensino Secundário, no turno diurno, e complementar, básico (Unidades capitalizáveis) e 12º ano via de ensino no Ensino Noturno.

 

Enquadramento da Sede do Agrupamento

 

A sede do Agrupamento de Escolas de Cascais, a Escola Secundária de Cascais, localiza-se na freguesia de Cascais e Estoril que se situa a sudoeste do Concelho, confrontando a Sul e a Oeste com o oceano Atlântico e a Nordeste com a freguesia de Alcabideche.

 

Esta freguesia é a terceira do Concelho em termos de área territorial e possui uma tradicional e reconhecida vocação turística, pela sua privilegiada localização geográfica e pela amenidade do seu clima.

 

Trata-se de uma freguesia urbanizada, pelas acessibilidades existentes e pelas relações que os seus habitantes mantêm, em termos de pendularidade, nomeadamente por motivos de trabalho e estudo, com a capital do país e pelas atividades dos seus habitantes, predominantemente, do seu sector terciario (80,8%).

 

Agrupamento de Escolas de Cascais
Escola Secundária de Cascais
Av. Pedro Álvares Cabral
Bairro do Rosário, 2754-513, Cascais

secretaria@aecascais.pt
diretora@aecascais.pt

Tel.: 214865435 
Fax: 214822393

© Todos os direitos reservados