AGRUPAMENTO
de ESCOLAS
de CASCAIS

Início
Agrupamento
Documentos
Organização Curricular
Serviço Técnico Pedagógico
Atividades
Contactos
Em Destaque
Encarregado de Proteção de Dados +
Projeto E.M.A. +
Exames/Matrículas +
Kiosk Agrupamento +
Legislação +
Bibliotecas Escolares +
Blogs +
Plataforma Moodle +
Conselho Geral +
Protocolos +
Impressos +

http://www.portugal.gov.pt/pt/ministerios/medu.aspx

VOLTAR

O Pai Galinha e o Seu Pintainho, de Bernardino Pacheco

 

No dia16 de maio, quarta-feira, os alunos da Sala de Aprendizagens Funcionais (AF1) e da Unidade de Ensino Estruturado (UEE) da Escola Básica de Cascais, em articulação com alunos das turmas de referência (6ºC e 8ºA) apresentaram à comunidade escolar, na Ludoteca dos Espaços Lúdicos Inclusivos, a dramatização da obra O Pai Galinha e o Seu Pintainho, de Bernardino Pacheco. Este momento correspondeu à última fase do Projeto “Quando os livros se transformam” integrado num Projeto mais amplo designado “Estímulo à Melhoria das Aprendizagens (EMA)”.

Ao longo do ano letivo, os alunos, depois de terem tido a oportunidade de analisar a história narrada neste livro, explorando o vocabulário e interpretando as ilustrações, transformaram-na no software “Comunicar com Símbolos”, de forma a que todos os alunos pudessem aceder ao seu conteúdo, e criaram uma nova versão, passível de ser dramatizada.

Esta experiência proporcionou a exploração de conteúdos e temas de aprendizagem transversais às disciplinas do currículo específico destes alunos (Português Funcional, Inglês Funcional, Matemática Funcional, Artes Plásticas, Aprendizagens Funcionais, projeto “Misturas e Texturas), envolvendo docentes, alunos e assistentes operacionais em iniciativas diversas (transformação do texto narrativo em texto dramático; desenho e confeção dos adereços e roupas; criação dos cenários; seleção de peças musicais) que permitiram que a dramatização da peça fosse uma realidade.  

O envolvimento dos alunos nestas tarefas de educação artística afigurou-se como essencial para o seu crescimento intelectual, social, físico e emocional. A atividade dramática, especificamente, por se revelar fortemente globalizadora, e ao contemplar as dimensões plástica, sonora, gestual, da palavra e do movimento, assume um lugar de destaque no trabalho desenvolvido com alunos com necessidades especiais.

Todas as atividades desenvolvidas procuraram, apelando sempre ao caráter lúdico do jogo dramático, responder às necessidades dos alunos de exteriorização no contexto de comunicação (em muitos casos, por meio da linguagem corporal) e de busca do prazer na construção da aprendizagem.

 

drama drama1 drama2

Agrupamento de Escolas de Cascais
Escola Secundária de Cascais
Av. Pedro Álvares Cabral
Bairro do Rosário, 2754-513, Cascais

secretaria@aecascais.pt
diretora@aecascais.pt

Tel.: 214865435 
Fax: 214822393

© Todos os direitos reservados